O concursos público, hoje, é uma das opções mais procuradas para aquelas pessoas que procuram um trabalho com maior segurança e vantagens. Existem vagas para emprego em dezena de áreas. E o melhor que em geral esses empregos em instituições públicas têm um bom piso salarial.

Para conseguir esse tipo de trabalho, você precisa fazer uma prova que vai analisar seu conhecimento sobre a área que você quer trabalhar. Elas podem ser feitas em até duas etapas, tanto para função especifica, quanto para cargos públicos.

Você que quer prestar este tipo de concurso deve se inscrever para a vaga nos sites do governo. Depois deve procurar as regras, que são chamadas de edital. Lá você encontrará o valor da inscrição, escolaridade necessária, a matéria que vai cair e o salário para a vaga.

5 matérias que mais caem em Concursos Públicos

Então, para você que se interessou por essa chance de um bom trabalho, saiba quais são as matérias mais comuns de caírem nos concursos públicos.

Língua portuguesa

Por ser nossa língua nativa, é de se entender porque todos os candidatos devem dominar bem este tema. Estude gramática, interpretação de texto e treine sua redação.

Normalmente, os assuntos dentro da língua portuguesa que mais caem são: Acentuação gráfica, verbos, morfologia, orações subordinadas, pronomes, pontuação e semântica.

São muitos temas, então dedique um bom tempo para essa matéria.

Raciocínio lógico

Independente do concurso que você estiver prestando, essa matéria é muito cobrada. Um candidato que consiga pensar de forma lógica e clara para resolver problemas é o mais indicado para qualquer vaga.

Em sites, existem vários exercícios para testar a lógica, além de ter algumas revistinhas especificas em bancas que você possa aproveitar e fazer nas horas livres.

Informática

Não é difícil saber por que essa matéria é tão cobrada. Praticamente tudo hoje está informatizado. Por isso, eles precisam de pessoas que saibam lidar com programas de computador, plataformas como o Office e muito mais.

Informatica

Uma dica é procurar tutorias na internet que expliquem de forma fácil como mexer nos programas mais pedidos pelos concursos.

Direito administrativo

Esse ramo estuda os direitos e regras das funções administrativas do setor público. É uma forma de saber se o candidato sabe quais são as regras usadas nos órgãos públicos.

Para saber mais sobre essa matéria existem várias apostilas com linguagem fácil, espalhadas pela Internet. Olhe também os sites públicos e veja como isso funciona em cada setor.

Direito constitucional

Esse é o setor do direito público que analisa e interpreta as normas da constituição. Eles pedem esse tema nas provas porque precisam saber se você cumpre todas as normas que terá de obedecer.

Nesse ramo também indicado que você procure algumas apostilas e leia alguns resumos das principais leis da constituição que regem os órgãos públicos.

Viu? Não são tão difíceis as matérias principais de um concurso público! Leia o edital da prova que você vai prestar e não se esqueça de também dar uma grande atenção a essas cinco matérias da lista.

Aproveite que já existem várias videoaulas desses temas e aprenda com bons professores em casa. Dedique-se ao estudo e boa sorte!