Prestar concurso público é um desafio por diversos motivos, especialmente por conta das disciplinas convencionais, como matemática e, principalmente, o português, que sempre é um problema e tanto para os concurseiros.

Portanto, nas próximas linhas, nós vamos dar algumas dicas do que é preciso aprender para conseguir se sair bem no português dentro dos concursos públicos mais importantes e conseguir um cargo público para trabalhar. Vamos ver!

Procure estudar com base nas provas passadas

Concursos públicos sempre mudam, mas a verdade é que no que diz respeito ao português, quase sempre as coisas continuam as mesmas, e por este motivo, uma boa dica para estudar será procurar pelas provas passadas.

As provas de concursos passados quase sempre guardam algumas situações importantes e interessantes para quem deseja estudar, e pegá-las como base pode ser uma boa.

A dica fica por conta de procurar separar as questões por assunto, para seguir exatamente a lógica do que é separado nos editais, dentro do conteúdo programático apresentado.

A crase

Um dos pontos mais importantes dos concursos públicos, quando o assunto é o português, é a crase, que sempre gera dúvidas nas pessoas e que sempre causa problemas.

A dica é procurar se aprofundar neste quesito, para evitar maiores dificuldades na hora de verificar as questões, que sempre são de alternativas, e que podem causar dúvidas imensas.

Concordância e verbos

A conjugação de verbos e a concordância verbal são dois pontos importantíssimos que não podem ser negligenciados pelas pessoas que estudam para um concurso público, portanto, não deixe de se aprofundar em ambos.

Um grande erro é acreditar que estes dois assuntos podem ser deixados de lado, pois eles contam pontos importantes e normalmente constituem mais da metade da prova de português dos concursos públicos nos dias de hoje.

Prepare-se em relação à interpretação de textos

Outro ponto que é de fundamental importância para quem deseja se sair bem no português dentro de um concurso público tem a ver com a famigerada interpretação de texto.

Ela é muito importante pelo fato de que é através dela que a pessoa consegue, entre outras coisas, entender enunciados de exercícios, e compreender quais mensagens os autores de certos textos colocados estrategicamente na prova estavam passando.

Para ter uma boa interpretação de texto é fundamental ler mais livros, revistas e jornais de todos os tipos, para conseguir entender o que está sendo dito pelos autores dos textos.

Outra dica importante é procurar fazer exercícios de interpretação, para verificar a capacidade de absorção que você anda apresentando em relação ao que de fato está sendo mostrado no texto.

Português para concursos

Redação

E por fim, nós chegamos à tão esperada redação, que poderá mudar os rumos do concurseiro dentro do exame, já que ela normalmente tem peso grande dentro da nota.

Para conseguir ter uma boa redação, a dica fica por conta de procurar desenvolver textos com base em temas dos mais variados, ou então, procurar pelos temas das provas anteriores.

Escreva várias vezes e vá melhorando e aprimorando sua ideia, para que o desenvolvimento seja cada vez melhor, pois os quesitos avaliados são sempre os mesmos: clareza na exposição das ideias, objetividade, gramática e defesa de uma ideia.