Está pensando em prestar concursos neste ano? Então esse artigo é perfeito para você!

Que tal começar de forma diferente profissionalmente?

Atualmente muitas pessoas estão recorrendo aos concursos públicos como opção de emprego.

O problema está na concorrência cada vez maior, e por isso os estudos devem ser mais intensos.

Para isso é importante aliar-se a algumas técnicas, que te ajudarão na hora da prova. Quanto mais você souber, mais tempo irá sobrar para as questão difíceis.

Sabendo dessa necessidade geral, selecionamos 3 dicas infalíveis para treinar seu raciocínio e ter ótimos resultados nas provas.

#1 – Faça associações/macetes

Isso é coisa de escola, mas acredite, sempre funciona.

Estudos já comprovaram que nosso cérebro guarda mais quando são feitas associações, parodias e macetes, por isso vamos lá.

Faça associações entre os conteúdos; relacione com coisas ou fatos do seu dia a dia.

A partir desse “treino para memória” o conhecimento será mais fácil de ser guardado, e logo que você identificar as palavras-chave nas perguntas, já saberá a resposta.

Assim, simples e fácil, sem perder tempo para pensar.

#2 Estude a partir de exercícios similares ou simulados

Pegue provas anteriores e procure simulados parecidos com a prova que irá realizar. Geralmente isso está disponível na internet e até na inscrição do próprio concurso.

As provas geralmente seguem uma lógica, desde a distribuição das matérias, vocabulário e até nas alternativas.

Estudando dessa forma você estará mais familiarizado com a avaliação, e assim ficará mais ágil na hora de realizar os exercícios, ganhando mais tempo e mais confiança para seguir em frente.

Tempo

#3 Cronometre seu tempo

Quando estiver estudando, cronometre o tempo que demora para responder aos exercícios.

Doutrine-se a fazer tudo no menor espaço de tempo possível. Para saber quantos minutos você tem para cada questão, divida o tempo de prova pelo numero de perguntas; Não esqueça de calcular o preenchimento do gabarito.

Estudando dessa forma, você estará condicionando seu cérebro a trabalhar o mais rápido e ágil possível. Portanto, é importante também treinar a leitura! O tempo que você leva para ler as questão deve ser analisado, sempre buscando melhorá-lo.

A preparação para uma prova de concurso deve ser intensa tanto no quesito estudo, quanto pessoal.

Tente não ficar muito nervoso, durma oito horas antes do grande dia e fuja dos estudos no dia anterior; tente relaxar. Faça refeições leves, e não esqueça de pegar algo para comer e beber durante a prova – lanches simples, claro.

Agora, você está pronto e totalmente treinado para prestar quantas provas vierem pela frente. Dê o seu melhor e com certeza os resultados serão de aprovação.