Que o estudo é uma tarefa importante e também muito árdua, todos já sabem. Estudar é a forma de ter contato com novos conteúdos, novas formas de pensar e também de ver o mundo ao redor, além de ser a única maneira de passar em um concurso público.

Para isso, porém, é necessário que o momento do estudo seja muito bem aproveitado para proporcionar os resultados desejados. Existem diversos tipos diferentes de técnicas de estudo modernas que prometem tornar o momento de aprendizado muito mais fácil.

A melhor maneira de estudar, ao contrário do que pode ser dito por alguns, é seguindo modelos mais tradicionais em que o aluno tem o material com o conteúdo em mãos e o estuda cuidadosamente com o objetivo de absorver toda informação que puder.

Para auxiliar, grifar partes importantes pode ser essencial à melhor compreensão do assunto estudado. Porém, algumas técnicas para grifar podem ajudar quem ainda tem dúvida sobre como fazer isso da melhor forma.

Prestar atenção à explicação

Quando se está no momento de aula, em que o conteúdo está sendo explicado por algum de nossos especialistas da AudioJus, prestar atenção ao que está sendo dito é uma maneira de saber quais são as partes mais importantes a serem grifadas na apostila.

A atenção é fator fundamental para que todas os pontos mais importantes do conteúdo tenham sido ressaltados e percebidos pelo ouvinte. Algumas informações que não se encontram escritas no material podem ser adicionadas pela fala detalhada, o que será de grande ajuda para a compreensão do conteúdo.

Ler todo o conteúdo

A leitura é um exercício importante que deve ser praticado por todos aqueles que desejam desenvolver habilidades para analisar o conteúdo e saber separar informações essenciais de frases dispensáveis. Dessa forma, ao ler o conteúdo, os olhos e a mente estarão mais preparados para identificar as partes para serem grifadas em um tempo menor do que normalmente seria necessário.

Reler várias vezes o conteúdo é uma dica importante para aqueles que ainda não dominam essa técnica de reconhecimento mais automático ou que se distraiam muito facilmente durante a leitura. Dessa forma, as confusões com as informações podem ser corrigidas e pode-se ressaltar aquilo que é mais importante.

Dicas para grifar frases importantes apostila

Procurar tirar as dúvidas

As dúvidas a respeito do conteúdo podem atrapalhar muito no momento de leitura do material. Não compreender do que se trata pode impedir que a pessoa consiga entender o texto e, assim, será impossível para ela distinguir as partes mais importante do restante do que está escrito.

Para evitar isso, o mais recomendado é consultar pessoas que entendam do assunto, como professores, e evitar levar as dúvidas para casa.

Fazer anotações quando necessário

As anotações realizadas em momentos de explicação do conteúdo podem servir de guias no momento de selecionar quais são as informações mais importantes e que merecem ser destacadas do restante do material disponível.

Para que isso ocorra, é necessário seguir o conselho de dar atenção à explicação de professores pois estes são os mais indicados em ressaltar o que merece mais destaque.