Sabemos que muitas pessoas não dão a devida importância para a pontuação, deixando-a de lado. Entretanto, se esquecem que uma virgula no lugar errado muda completamente o sentido da oração, e assim acabam passando por maus bocados por causa de uma virgula no lugar errado.

Quando usada de forma correta, a pontuação faz com que consigamos transmitir o que queremos de forma clara.

Surgimento dos sinais de pontuação

A maioria dos sinais, em suma, nasceram na Europa durante os séculos XIV e XVII, tais sinais apareceram juntamente com os hábitos de leitura, que na época eram praticamente restritos aos monges.

O ponto final já era usado no antigo Egito na escrita hierática. O Ponto final por sua vez nasceu em meados de 3.000 a.C, e a virgula por volta do século XV.

Assim como as palavras, os sinais também têm uma história, as funções dos sinais foram mudando com o passar dos séculos, o ponto final por exemplo, era usado antes do nome de um herói ou de uma personagem importante para a narrativa.

Uso da virgula

A virgula, em suma, não é nada mais que um sinal usado para expressar uma pausa, e separar membros de uma frase, entretanto ela é utilizada em inúmeras situações, podendo ser usada no interior de uma frase, ou para separar as mesmas.

A falta de virgulas ou o uso equivocado do sinal pode afetar o sentido da oração, levando a uma interpretação equivocada.

O uso da virgula parece ser uma coisa complicada, entretanto, existem algumas regras que facilitam a compreensão de como e onde usar a virgula. Sendo elas:

  • Enumerar mais de dois elementos;
  • Para isolar o vocativo;
  • Antes das conjunções: mas, porém, contudo, embora, todavia, portanto e logo;
  • Para separar localidade de data;
  • Antes do “e” quando haverá repetição;
  • Para separa explicação quando está no meio da frase;
  • Para separar orações independentes;

Existem algumas situações em que é completamente restrito o uso de virgula, ou seja, os termos que contem uma relação logica entre si, como, por exemplo:

  • Separar o predicado do sujeito;
  • O objeto do verbo;
  • Oração principal de oração subordinada;
  • Substantivo de adjunto adnominal

Ponto Final

Uso do ponto final

O ponto final apresenta algumas funções, a mais importante é marcar o fim de uma oração, além dessa função o ponto também é usado em abreviaturas e para expressar uma pausa máxima.

Quando usar a virgula e quando usar o ponto final

Essa é uma dúvida que perdura na cabeça de muitas pessoas; o uso da virgula e o uso do ponto final podem parecer parecidos para alguns, entretanto não são, há algumas diferenças entre eles, que por muitas vezes passam em branco, e é nesse momento em que os erros aparecem.

Em resumo, ponto final é usado para terminar uma frase, ou expressar uma pausa máxima. Já a virgula é usada para separar orações, retomar uma ideia ou expressar uma pausa.