Todo marinheiro de primeira viagem comete erros. É natural quando nos deparamos com o novo, com aquilo que nunca fizemos, portanto não temos tantas habilidades e não conhecemos os macetes.

Com o tempo vamos adquirindo experiência, conseguimos nos organizar melhor e entender aquilo que estamos fazendo. Isso acontece também com quem presta concurso pela primeira vez. Então evite cometer erros como os que vamos citar a seguir:

Desistência

A aprovação raramente acontece no primeiro concurso, então não desanime e não desista de tentar de novo. Não abandone os seus estudos porque você não conseguiu passar na primeira prova. Aproveite essa negativa como estímulo para se dedicar mais.

Mau investimento do seu tempo e dinheiro

Não adianta você querer prestar vários concursos ao mesmo tempo, gastar dinheiro com cursos e professores particulares se você não tiver um foco.

É o seu primeiro concurso, então escolha um que melhor lhe agrade, foque, estude e se dedique para este. Você terá muito mais segurança na hora de fazer a prova e também ao prestar outros concursos, se assim for o seu desejo.

Se você trabalha e tem outras tarefas que lhe impedem de ter mais horas de estudo e de frequentar cursinhos, procure na internet por vídeo aulas, provas antigas, entre outras ferramentas que podem ajudar muito.

Pular o edital

Leia todo o edital e ainda marque os pontos que achar mais relevante. Ali estão todas as informações necessárias para fazer a inscrição, a prova, saber os conteúdos, os cargos, as vagas, entre outros. É de suma importância ler todo o edital para não ter complicações futuramente.

Não ter uma rotina de estudos

Este é um erro fatal para quem quer passa em um concurso público. Estudar apenas quando dá vontade e não estabelecer um tempo de estudo diário irá lhe prejudicar muito na hora da prova. Outra coisa importante é não deixar para estuda na última hora. A preparação é fundamental.

Focar apenas em um conteúdo

Se você está decidido a ser um concurseiro, não pode deixar de lado um conteúdo por achar menos importante ou porque você não gosta ou acha mais difícil. Até porque a maioria das provas exige que o candidato tenha um mínimo de 50% de acerto em cada matéria. Você deve dedicar-se a todas igualmente.

Erros que todo iniciante comete no primeiro concurso

Forçar o estudo

Se você estudou bastante no dia anterior, está cansado, não dormiu bem, vá dar uma volta, durma um pouco, tome um banho, coma alguma coisa leve e aí sim volte a estudar. Se o seu corpo e sua mente estão pedindo por descanso, não adianta força-los, apenas obedeça o sinais que eles lhe dão.

Fazer a escolha de materiais errados

Principalmente para quem não tem tempo para fazer cursinhos e não esteja em uma situação financeira favorável, deve ficar atento ao procurar por materiais de estudos. Procure por sites confiáveis, converse com amigos que já usam alguns materiais para evitar ficar na mão e perder o seu tempo estudando algo que está incompleto ou até mesmo errado.

O recomendado é sempre focar em audiobooks, por permitirem maior liberdade de estudos.

Deixar de viver

Tudo o que é em excesso faz mal, até mesmo estudar. Estudar 24 horas não lhe deixará bem preparado, ao contrário e na hora da prova você terá um baixo desempenho.

Jamais pare a sua vida para se dedicar somente aos estudos. É bom que você pratique atividades físicas, que saia um pouco, mantendo o seu convívio social. Esses fatores são muito positivos na sua rotina de estudos.

Fique ligado nessas dicas e boa sorte nas provas!