O estudo de legislação é peça muito importante na rotina dos concurseiro, visto que essa é uma das disciplinas com peso mais elevado na maior parte dos concursos públicos. Além disso, seu estudo é consideravelmente complexo, principalmente para candidatos de primeira viagem, por conta do seu conteúdo extenso, com uma linguagem cheia de termos técnicos e específicos do meio jurídico.

Mas não há motivos para desespero! Existem algumas dicas que ajudam no estudo da legislação, facilitando a vida de qualquer concurseiro. Por isso, preparamos para você este post para realmente ajudá-lo sobre o assunto. Confira e arrase nos seus estudos!

1 – Analise o edital

O primeiro passo para obter sucesso no estudo de legislação é analisar cuidadosamente o edital, a fim de compreender todos os pontos que poderão ser cobrados na prova. Assim, você direciona os seus estudos, focando apenas nas legislações importantes para o concurso público em questão.

Ao analisar o edital, tente entender qual será a aplicabilidade das legislações na rotina dos cargos ofertados. Dessa forma, você começará a se familiarizar com as leis e com as possíveis perguntas que poderão estar presentes na prova.

2 – Organize a rotina de estudo

Separe todo o conteúdo legislativo compreendido no edital de um concurso público e comece a organizar a sua rotina de estudos. Você pode dividir esse material em blocos e distribuí-lo entre as semanas, separando pelo menos uma hora por dia para estudar essa disciplina.

Como as legislações possuem textos técnicos e complicados de se interpretar, deixe para estudar essa matéria nos horários em que você estiver mais descansado. Assim, você terá mais rendimento, absorvendo melhor o conteúdo das legislações.

3 – Adquira materiais de apoio

Estudar leis e estatutos exige do candidato a compreensão de textos com vocabulários muito técnicos. Para ajudar nesse processo, é importante que você tenha um bom dicionário jurídico para auxiliá-lo.

Além disso, portais governamentais, sites de sindicatos específicos para os cargos ofertados por cada concurso e as publicações relacionadas à área podem ser boas fontes de informações. Sempre procure dar preferência para veículos oficiais, utilizando informações seguras nas suas pesquisas, de forma a manter a qualidade dos seus estudos.

4 – Utilize técnicas de memorização

As legislações possuem um conteúdo denso que, em certos momentos, exigem que o candidato decore alguns trechos importantes — aplicar técnicas de memorização pode ser um grande facilitador nos estudos dessa disciplina, aumentando o seu desempenho no dia da prova.

Transcrição de textos

Essa é uma técnica simples, mas muito eficiente para a fixação de conteúdos. Nas suas anotações, opte pela transcrição exata, mesclada com resumos interpretativos do que é apresentado no texto. Além disso, para ajudar na memorização visual, organize a sua transcrição em subtítulos, separando o texto por assuntos.

Gravação de áudios

Estudar em voz alta, gravando tudo aquilo que está sendo falado é outra técnica eficiente de memorização. Posteriormente, você pode reproduzir várias vezes os áudios gravados, a fim de relembrar e memorizar o que foi estudado. Além disso, você pode escutar esses áudios dentro do ônibus, enquanto pratica uma atividade física ou quando tiver um tempo livre.

Viu só como atitudes simples podem deixar o estudo das legislações menos maçante e mais prazeroso? Caso tenha outras dicas essenciais para quem vai prestar um concurso público, compartilhe conosco deixando um comentário!