Aplicativos para estudar são ótimas ferramentas para organizar a agenda do candidato a concursos e otimizar o tempo de estudo. Na maioria das vezes, os apps funcionam como um complemento versátil e eficaz durante a preparação para as provas.

Além de ter acesso às notícias relacionadas aos concursos, simulados e editais lançados, os aplicativos podem oferecer recursos como cronômetros e planilhas com seu desempenho durante as rotinas de estudo.

Listamos abaixo 6 aplicativos para estudar para concursos públicos. Experimentar cada um deles é a melhor forma de compará-los e escolher os que se adaptam melhor à sua realidade. A maioria dos apps é gratuita e disponível para smartphones com sistema iOS e Android. Confira!

1. Cola Matemática

Você tem alguma dificuldade em decorar fórmulas matemáticas? O aplicativo Cola Matemática ajuda o estudante a lembrar-se das fórmulas e ainda oferece dicas para a resolução dos problemas de diversas matérias e níveis de dificuldade.

2. Concursos

Aplicativo para estudar que concentra videoaulas e e-books de 12 disciplinas. Além disso, oferece notícias sobre concursos e simulados, concentrando mais de 30 mil questões.

Uma das vantagens do Concursos é oferecer um diagnóstico do nível de conhecimento do concurseiro nas disciplinas. Para ter acesso a todas as aulas, o candidato precisa pagar US$ 9,99 por mês e ter acesso ao sistema iOS.

3. Babylon

Para candidatos que prestam concurso com questões em língua estrangeira, o Babylon é um aplicativo que ajuda a estudar idiomas e inclui um tradutor online para 75 línguas. O candidato tem à disposição o significado do vocabulário chave para auxiliá-lo na resolução das questões.

4. Novo Acordo Ortográfico (VOLP)

Esse aplicativo auxilia o estudante a compreender as mudanças nas regras da língua portuguesa como o uso do hífen, a exclusão do trema, do acento circunflexo diferencial e do acento agudo em ditongos abertos.

Desenvolvido pela Academia Brasileira de Letras (ABL), o aplicativo de consulta ao Novo Acordo Ortográfico está disponível para as plataformas Android e iOS.

5. Casa das Questões

O aplicativo Casa das Questões concentra mais de 13 mil questões das disciplinas exigidas em editais de concursos públicos por todo o país. Envolve questões de informática, administração, ética, atendimento e técnica de vendas.

O candidato pode personalizar o simulado escolhendo itens como ano, banca, órgão, escolaridade e disciplinas. É possível cronometrar o tempo gasto para a resolução das questões do simulado e o aplicativo também fornece estatísticas sobre o desempenho dos candidatos nas provas.

Parte do conteúdo exige assinatura. Disponível para Android e iOS.

6. Pomodoro Timer

Se você tem dificuldade para focar nos estudos, o Pomodoro Timer é o aplicativo que pode te ajudar.

Baseado na técnica de concentração que consiste em focar em uma tarefa por 25 minutos, esse aplicativo tem um cronômetro que te avisa quando o tempo se esgota.

Depois de 25 minutos, você pode cronometrar mais 5 minutos de descanso e, depois, volta aos estudos para mais um período de um quarto de hora. Dessa forma é possível focar na leitura e nos exercícios sem se sobrecarregar. Existem versões semelhantes também para iOS.

É um dos melhores aplicativos para estudar para qualquer prova, porque ajuda na concentração e na disciplina do candidato.

Gostou das dicas de aplicativos para estudar para concursos públicos? Já utiliza alguma dessas ferramentas? Dê sua opinião no espaço reservado para comentários e bons estudos!