Ajustar-se na vida de estudante concurseiro requer organização, prática, vontade e dedicação. Bom, a vontade você já tem — senão, não estaria lendo esse texto, certo? Não importa o tempo que você tenha para dedicar aos estudos: tudo pode ser otimizado se você tiver organização, e, com a prática, o rendimento tende a melhorar gradativamente.

Portanto, uma rotina pré-estudo é essencial. Seu cérebro precisa se preparar para se concentrar, e, para isso, é importante que você faça atividades minutos antes de iniciar os estudos, a fim de acalmar e oxigenar o cérebro e os músculos, trazendo o foco para o trabalho.

Agora que você fez o preparo inicial, precisa encontrar o lugar adequado para estudar para concurso. E para te ajudar nisso, neste post, listamos 6 lugares ideias para você se concentrar e começar a estudar. Confira!

Biblioteca

O primeiro lugar que vem à cabeça de quem não tem espaço, ou simplesmente não consegue se concentrar por ter muitas distrações em casa, é a biblioteca. Infelizmente, no Brasil existem poucas bibliotecas públicas em comparação aos países de primeiro mundo. Mas, ainda assim, você pode encontrar boas opções nas universidades públicas, e até em algumas particulares.

Nesses ambientes, a segurança de que haverá silêncio é garantida pelos profissionais responsáveis pela ordem do local. Você também terá acesso a livros e documentos de todas as áreas, podendo economizar na compra ou na fotocópia.

Parques e praças

Locais abertos, como parques e praças, são ideais para quem gosta do contato com a natureza e não aguenta mais ficar trancado em salas ou quartos. Você pode não perceber, mas respirar ar puro é essencial para oxigenar o cérebro e, assim, assimilar melhor o que está sendo estudado. Se você é do tipo que se concentra facilmente e não se importa com pequenos ruídos e movimentações de um local aberto, essa pode ser a escolha mais produtiva.

Cafeterias

Atualmente, tem crescido bastante o número de cafeterias pelo país. E esse tipo de estabelecimento tem recebido um número tão grande de pessoas interessadas em tomar um café lendo algo, que estão começando a mudar o perfil dos lugares.

Estão começando a aparecer cafeterias voltadas à leitura, com espaço para estudo individual e até salas para estudos em grupo. Além do ambiente, elas geralmente oferecem internet sem fio gratuita, de boa qualidade, e pontos de energia para carregar aparelhos eletrônicos. Esse é o lugar ideal para quem prefere estudar fora de casa, mas com o aconchego de um bom café.

Coworkings

O coworking é um modelo de local de trabalho que possui materiais e equipamentos de escritório (mesas, impressora, internet, etc.) compartilhados entre pessoas que, normalmente, pagam um valor diário para usar o espaço e tudo o que ele oferece.

E essas pessoas não necessariamente trabalham para a mesma empresa, nem precisam ser da mesma área de atuação. A procura por parte de estudantes que estão se preparando para concurso tem aumentado substancialmente — por ser um lugar que oferece não só o conforto necessário, mas também ajuda a manter o foco.

Livrarias

O brasileiro tem se interessado cada vez mais por livrarias. Percebendo essa necessidade, pequenos e grandes estabelecimentos desse tipo têm oferecido lugares específicos para a leitura. Nesses casos, o cliente ou o visitante pode ficar ali à vontade, sem a obrigação de fazer compras.

Em casa

Sim, você pode preferir estudar em casa. Se o seu lar tem um quarto ou uma sala que ofereça o cenário adequado para seus estudos, por que não utilizá-lo? Muita gente — especialmente quem mora sozinho — prefere o conforto do lar e rende perfeitamente bem.

Em casa, você pode convidar outros amigos para os estudos em grupo e ficar mais à vontade. Mas vale a pena salientar que é necessário ser sincero consigo mesmo. Não vale trapacear e negligenciar os estudos — tome cuidado com as distrações!

Independentemente de onde você escolheu estudar para concurso, é importante que você se sinta confortável, e que o foco seja mantido. Todos os lugares possuem vantagens e desvantagens. É só escolher o seu preferido agora e começar!

E então, gostou deste post? Para ficar por dentro de mais dicas como essas, curta a nossa página no Facebook!