Passar em um concurso público é o desejo de muitos, mas, para isso, é preciso preparação e planejamento.

O erro da maioria dos candidatos é começar a estudar apenas quando o edital é anunciado, tendo assim menos eficácia em seus estudos. Isso, porque a diferença de tempo entre a publicação do documento e a aplicação de provas é curta, cerca de 45 a 90 dias.

Com a concorrência alta para cargos de salários maiores, a solução, então, é começar a estudar antes do edital ser divulgado.

Quer saber mais sobre essa tática? Então confira dicas para estar à frente dos concorrentes!

Selecione as principais matérias

Provavelmente você já tem em mente qual cargo pretende ocupar, mas ainda não sabe quando o concurso vai acontecer e se haverá vagas em sua cidade.

Não há como fazer uma previsão, já que o edital depende de vários fatores para ser lançado. Por isso, selecione os conteúdos de modo mais abrangente, com disciplinas comuns para cialis generique diversos concursos, como português, informática e matemática.

Em relação às matérias específicas, consulte os requisitos de anos anteriores de organizações e funções que estejam de acordo com as suas expectativas e verifique os conhecimentos exigidos.

Geralmente, Direito Constitucional e Direito Administrativo fazem parte da lista de vários concursos, então, inclua esses assuntos também na sua rotina. Além disso, evite estudar conteúdos que são atualizados regularmente, como, por exemplo, legislação, e não perca tempo com disciplinas restritas a pouquíssimos editais.

Esteja atento a rumores

Mesmo antes da publicação do edital, o concurso é anunciado ou pelo menos previsto, muitas vezes, até com o número de vagas aproximado.

Nesse período, você já terá estudado os conteúdos básicos que citamos anteriormente. Por isso, aproveite para analisar a possibilidade de focar exclusivamente nas matérias específicas cobradas em anos anteriores.

Assim que o edital sair, as editoras fazem o lançamento das apostilas, contendo todas as disciplinas necessárias para aquele concurso. Portanto, o prazo entre a publicação e a data das provas servirá como um estudo mais aprofundado.

Tenha uma rotina para estudar antes do edital

As escolas e instituições de ensino oferecem um cronograma para organizar as aulas e, assim, cumprir a meta de cada disciplina, tendo em vista dias de recesso e demais datas do calendário.

O mesmo pode ser feito para você ter um maior controle da carga horária e evitar um desespero quando a prova se aproximar. Defina a quantidade de horas disponíveis para cada dia da semana e programe os conteúdos a serem abordados por sessão.

Com esse tipo de planejamento, o candidato consegue otimizar a performance e até mesmo ordenar a vida pessoal, tendo disposição para o trabalho, os estudos e o lazer na medida certa.

Agora que você já sabe a importância de estudar antes do edital, basta traçar um objetivo de acordo com a sua disponibilidade e os concursos desejados. A sua dedicação nos estudos será o diferencial para você estar na próxima lista de aprovados e alcançar o tão sonhado sucesso!

E para saber como aumentar as suas possibilidades de aprovação em um concurso público, baixe agora mesmo o e-book “Como dobrar suas chances de passar no concurso dos seus sonhos!“.

 

CHAMADAS (REDES SOCIAIS)

Você já pensou em estudar antes do edital? Saiba mais sobre a eficiência dessa preparação para um concurso público!

Comece a usar o tempo a seu favor e faça como os grandes concurseiros. Entenda por que é importante estudar antes do edital!

Quer sair na frente dos concorrentes para passar no concurso dos seus sonhos? Veja a importância de estudar antes do edital!