A jornada de um concurseiro rumo ao sucesso!

1051
0
COMPARTILHAR

Concurso público é um assunto complicado. Mas não é um bicho de sete cabeças. Então, como estudar para um concurso público e driblar a falta de atenção?

Essa é uma dúvida que encuca a cabeça de todos os concurseiros na hora de ingressar em uma longa caminhada de uma vaga em um cargo público. É claro que não existe uma bola de cristal para saber o que vai cair na prova ou uma fórmula mágica de como aprender estudar para passar nos concursos públicos.

Porém, algumas dicas podem te ajudar a melhorar seu ritmo de estudar. Vamos lá, vou tirar algumas dúvidas.

Estudar em casa ou aproveitar a oportunidade de cursos presenciais?

Não há segredos de qual a melhor forma de se preparar em concurso público. Em geral, os concurseiros optam pelo curso presencial, por achar a melhor forma de ingressar no concurso público, podendo assim conhecer no lugar outros concurseiros que estão na mesma caminhada e manter contato sobre matérias que ainda não entendem.

Porém, com o passar do tempo, uma aglomeração de concurseiros optam em estudar em casa, pois você estuda no seu ritmo, tira umas horas por dia para se dedicar e não depende dos cursos presenciais para isso. Se tiver alguma dificuldade, recorre à internet, e estuda novamente.

A AudioJus vem ajudando muitas pessoas por um investimento bem menor e com mais conforto.

Tipo de material para estudar na preparação do concurso público

A melhor plataforma de estudo são os livros e audiolivros. No livro, você encontra mais informações do que na internet, óbvio, e se sua preferência é usar computador, aposte nos PDFs.

Outra dica fundamental é participar de grupos e fóruns especializados no assunto. Grupos em que outros concurseiros falam de suas antigas experiências, dão dicas de estudos e indicam alguns materiais. A troca de experiência ajuda muito na hora de estudar; você tem que escolher a opção que te conforta mais.

Jornada Concurso

Vida social em época de concurso público

Você não vai deixar de ter sua vida social por causa do concurso. Totalmente fora de cogitação. Mas vai de cada um. É claro que a dedicação faz parte da vida dos concurseiros, mas o melhor é conciliar seus estudos e seus momentos de sair com amigos ou com o namorado(a).

Se você tiver dúvidas de como estudar em concursos públicos, pense bem antes de prestar. Se você é daqueles que saem todo fim de semana e não tira tempo para seus estudos, não vai conseguir passar no concurso público. Fim.

Agora se você sabe conciliar e tem em mente que a vida de concurseiro é temporária, com prazo de validade , essa questão fica mais fácil de lidar. Seus desempenho será maior desde o começo, e tenha certeza que quando você for classificado, vai ficar orgulhoso de si mesmo e pensar: “a dedicação e o empenho valeram a pena!”.

Depoimento de uma ex-concurseira

Para incentivá-lo, vou selecionar o depoimento de uma ex-concurseira que passou e hoje é funcionária pública.

“A concorrência é grande, temos que nos empenhar e lutar pelo que gostamos e um dia sonhamos ter. O importante de tudo é manter a disciplina e motivação, assim garanti minha vaga e até hoje sou feliz com ela”, disse a funcionária pública Gislene Morais, 45 anos.