Alimentos aliados dos concurseiros

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Prestar concurso público requer muita dedicação, afinal, é um caminho importante a ser seguido e que trará somente coisas benéficas aos estudantes. No entanto, para alcançar esse objetivo, os concurseiros deixam um pouco de lado a sua vida social, visto que muitos nem saem de casa.

Do mesmo modo, passam a dormir e a comer mal, tamanha a ansiedade em passar ou saber o resultado de alguma prova prestada. Todavia, o que essas pessoas não sabem é que essas atividades são as mais importantes nesse período, pois quando em dia, ajudam imensamente o candidato.

Se o fato de dormir mal pode atrapalhar a concentração e a capacidade de raciocínio do concurseiro, a má alimentação também ocasiona essas consequências. Assim, para que o rendimento aumente nessa fase, separamos algumas dicas de alimentos que ajudam. Confira abaixo.

Concentração nos estudos

É necessário optar por alimentos que sejam fonte rápida de energia como barras de cereal, leite com granola ou aveia, biscoitos e torradas integrais.

Melhorar a memória

Omêga 3, Zinco, colina e vitaminas do complexo B são grandes aliados para a memória. Dessa forma, prefira se alimentar com peixes, linhaça, frutas, fígado, carnes, gema de ovo e cereais integrais.

Controlar a ansiedade

Esqueça o café, o chocolate e os petiscos açucarados. Para controlar a ansiedade, as melhores opções são os alimentos ricos em triptofano como o arroz, o queijo branco, o leite e o iogurte desnatado.

Alimentos aliados dos concurseiros

Combater o sono

É evidente que, depois de muitas horas na frente do computador ou diante dos livros quebrando a cabeça para entender determinada matéria, o cansaço comece a aparecer.

Diante disso, para evitar que o sono o domine de vez, ao invés de beber xícaras e xícaras de café, prefira os chás. Os que dão mais energia ao indivíduo são o mate, o de gengibre e o chá verde.

Conter o nervosismo

Alimentação rica em vitaminas A e B são mais relaxantes e ajudam a, combater o nervosismo. Assim, coma a fruta ou tome sucos de maracujá e pêssego. O chá de camomila é bastante eficiente nesse processo.

Os ácidos graxos também são indicados para esse objetivo. Dessa forma, coma atum, nozes e salmão.

O que evitar e o que não pode faltar

É normal, quando se está ocupado com os estudos, esquecer de tomar água e, até mesmo, de ir ao banheiro. Porém, a hidratação é essencial ao concurseiro, por isso tenha sempre uma garrafa com água ao seu lado. Água de coco e sucos naturais são muito bem-vindos e ajudam a complementar a dieta.

Não permita que o café seja o único líquido a ser ingerido no período de estudo. Seu consumo deve ser de 30 a 50 ml por dia. Nada mais que isso.

Evite os refrigerantes, pois eles são bastante adocicados e, ainda, contém o gás que faz muito mal para a saúde.

Não coma salgadinhos, bolachas recheadas, sorvetes e demais produtos calóricos. Eles atrapalham a digestão e interferem no rendimento do candidato.

Não pule refeições e faça pequenas pausas para os lanches. Isso ajuda a distrair e a arejar os pensamentos.