As 6 questões que mais caem em concursos públicos!

1881
0
COMPARTILHAR

Estudar para concursos públicos exige um bom nível de preparação para você aproveitar ao máximo todo o tempo dedicado à atividade. Por isso, antes de mais nada, você precisa entender quais são as questões que mais caem em concursos para saber no que focar.

Os tipos de questões, as matérias, os conteúdos e a profundidade de cada prova depende bastante dos requisitos de cada concurso, tal como das bancas organizadoras. Então, é importante que você já decida para quais tipos de concursos quer se preparar.

Decida se pretende algum cargo do nível médio ou superior e faça uma pesquisa sobre as bancas examinadoras que costumam ser as mais responsáveis pelos concursos do cargo que almeja.

Agora que você já sabe como dar o primeiro passo, acompanhe os 6 tipos de questões que mais caem em concursos públicos.

1. Língua portuguesa

Ter domínio da língua portuguesa é uma necessidade para todos que almejam um cargo público. Justamente por isso, essa matéria é uma das mais exigidas em praticamente todo o tipo de concurso, desde nível fundamental até superior.

Tenha como prioridade entender interpretação de texto e regras gramaticais. Não se esqueça também de estar atualizado quanto ao novo acordo ortográfico da nossa língua.

2. Direito constitucional

Se você quiser ser um servidor público, você precisa entender a Constituição Federal, que é a base para as leis e as normas do país. Justamente por ser tão importante, essa matéria está descrita em todos os concursos.

Os editais de nível médio, por exemplo, costumam cobrar noções gerais de direito constitucional, como interpretar e conhecer os principais artigos, parágrafos e incisos da Constituição. Além de ler sobre a matéria, é importante praticar questões e simulados.

3. Direito administrativo

O direito administrativo é tão importante quando o direito constitucional para a maioria dos concurseiros. E isso ocorre porque essa área do direito público foca justamente no estudo e sistematização da administração pública e no papel dos servidores públicos.

Para quem está estudando para cargos técnicos e para a área administrativa, é imprescindível o contato com o direito administrativo, que apresenta muitos detalhes cobrados em prova.

4. Informática

As áreas administrativas, principalmente, cobram um excelente nível de conhecimento sobre informática. Sendo assim, não negligencie as questões de informática do seu concurso. Quanto mais questões você acertar aqui, mais pontos estarão garantidos!

Os concursos cobram muito sobre sistemas operacionais mais populares e recentes (Windows e Linux, principalmente), além de conhecimentos sobre as partes físicas dos computadores, os hardwares, e também os softwares comuns, como Pacote Office, do Windows, e BrOffice, do Linux.

5. Matemática e raciocínio lógico

A matemática e o raciocínio lógico são, sem dúvida, depois das matérias acima, as questões mais pedidas para os cargos de nível médio e técnico dos concursos públicos. Essas matérias são, para muitos, as mais assustadoras, pois envolvem as famosas “contas”.

Mas antes que você desista só porque “exatas” não é para você, considere que a matemática e o raciocínio lógico nas provas não é extenso. Com um estudo focado e a prática de exercícios de provas anteriores, você logo pode superar o medo dos conteúdos. Foque bastante em compreender a regra de três, os cálculo de juros simples e a probabilidade.

6. Conhecimentos bancários

Essa é mais específica para quem busca concursos na área bancária, como técnico bancário e escriturário. Para os concurseiros da área bancária, é importante entender de atendimento, conhecimentos bancários e atualidades. Estude bem as siglas dos bancos e compreenda a estrutura do sistema financeiro, do Banco Central, etc.

Agora que você já sabe quais são as questões que mais caem em concursos, deixe um comentário contando quais são as matérias que você sabe mais e quais você ainda precisa melhorar para aumentar suas chances de ser aprovado!