Como Criar um Plano de Estudos para Concursos

606
0
COMPARTILHAR

Muitas pessoas sonham em assumir um cargo público e ter uma vida muito mais estável e menos estressante, mas a grande dificuldade para boa parte delas é não saber como se preparar para ter uma chance maior de atingir o objetivo.

A principal ferramenta para desenvolver estudos de qualidade é fazer um planejamento para os estudos! Não adianta estudar tudo de uma vez só, enchendo sua cabeça de informações. É necessário realizar um roteiro completo para eliminar possíveis problemas, como falta de tempo e dificuldades de concentração, tornando seus estudos mais otimizados e eficientes.

Tudo isso, com certeza, vai te ajudar a aumentar suas chances de aprovação em um concurso. Para te ajudar a realizar um plano de estudos bem elaborados, eu quero te apresentar 8 passos para criar um plano de estudos para concursos e, a partir disso, finalmente alcançar o sonho a provação.

Passo #1: Perceba onde se encontra e defina um objetivo

O primeiro passo de todos é analisar o momento em que você se encontra, quais são as possibilidade e quais os caminhos que você pode seguir. Procure sobre quais os concursos estão previsto e quais carreiras tem mais a ver com você, com suas habilidades e suas ambições, pois só assim conseguirá definir um objetivo claro.

Colocar isso na cabeça ajuda, mas escrever em um papel deixa isso mais claro ainda e mais real, algo que você realmente pode pegar, algo concreto. Perceba também quais são seus pontos fracos para que eles possam ser superados e não se tornem um obstáculo.

Passo #2: Tenha pequenas metas

Você precisa medir seu caminho até o objetivo final, por isso as pequenas metas são importantes, como pequenas divisões do caminho que pretende seguir. Elas precisam ser específicas e ter uma cronologia como mensal, semanal ou até mesmo diária.

Passo #3: Organize seu tempo para estudar

Você precisa criar uma rotina, definindo quais são os melhores horários que tem para estudar. Outra questão é que não adianta sair estudando várias horas por dia: você precisa começar com cerca de 2 horas e ir aumentando conforme for se acostumando.

Esse tempo de estudo também deve se encaixar ao seu dia a dia, para que possa se alimentar bem e dormir o suficiente todos os dias, até mesmo tirar uma folguinha para fazer algo que goste.

Plano de Estudos

Passo #4: Tenha um local de estudos

Você precisa se concentrar para estudar, portanto é preciso luz adequada, silêncio e todo o material necessário organizado e em um só lugar, para que fique a mão sempre que preciso.

Passo #5: Faça distribuição das disciplinas

Você precisa estudar todas as disciplinas regularmente, então as distribua por igual todas as semanas. As que tem mais afinidade e conhecimento com um pouco menos de tempo e as mais complicadas com um pouco mais, assim o aprendizado será mais equalizado.

Passo #6: Preste atenção a novas disciplinas e fontes

Em alguns casos, podem surgir a necessidade de incluir alguma disciplina nova a sua rotina de estudos. Nesse momento você deve redistribuir as matérias ao longo do seu tempo semanal, se achar que não tem tempo suficiente para tudo em uma semana mude para períodos quinzenais.

Passo #7: Faça pausas regularmente

Estudar tudo de uma só vez só vai te cansar e não vai aprender tudo o que precisa, então as pausas são importantes para o cérebro dar uma descansada e conseguir voltar a se concentrar.

Você também precisar cuidar da saúde nesse momento, fazendo exercícios físicos, por exemplo. Deixe sempre um dia livre para o lazer.

Passo #8: Faça simulado para avaliar seu progresso

De tempos em tempos, é importante avaliar o quanto progrediu nos estudos. A forma mais fácil de fazer isso é realizar simulados de provas antigas, pois vai te ajudar a ver como está o andamento dos estudos e se acostumar à pressão do tempo de prova.

Cada vez que fizer um simulado e perceber que foi melhor, você estará mais motivado ainda, além de saber que seu objetivo está cada vez mais próximo.