Como escolher o material de estudo para concursos

552
1
COMPARTILHAR

Muitas pessoas têm visto os concursos públicos como a grande saída para o estresse, a correria, a instabilidade e os baixos salários que a maioria das empresas particulares proporciona. Isso ganha ainda mais força em um momento de instabilidade econômica em todo o país.

Milhares de brasileiros têm perdido os seus empregos devido à grande crise econômica que o país vive. Nessa hora, muitos começam a olhar novos modos de se colocar no mercado de trabalho e garantir o sustento das suas famílias. A crise econômica também afetou os concursos, sendo que alguns foram cancelados devido a necessidade de corte de gastos por parte do governo.

Essa ação fez parte do chamado ajuste fiscal, que equalizou os gastos do governo com o arrecadado para não gerar um rombo gigantesco no país. Mas mesmo assim, muitos concursos ainda estão acontecendo ou programados para acontecer, pois muitas instituições têm necessidade de contratar novas pessoas para continuar atendendo a população.

Dessa forma, muitas pessoas começam a se preparar para concursos públicos, mas existe um detalhe muito importante pelo qual pode mudar totalmente o destino do candidato, e esse é a escolha do material de estudo.

Material de Qualidade

A primeira questão de todas na hora da escolha do material é sua qualidade, portanto é importante que você preste atenção na origem do material. A internet está repleta de sites com inúmeras informações diferentes para você estudar, mas todo esse conteúdo está disperso.

Um material gratuito pode ser ótimo, pelo preço, mas o barato pode sair caro, por falta de informação e desatualização, pois esse tipo de conteúdo está em constante atualização. Portanto procure materiais atualizados, com conteúdo mais completo possível e de instituições conhecidas por sua atuação em preparação de candidatos para concursos, como a AudioJus.

Tipos de materiais

Como escolher material de estudo para concursos

Você também pode escolher entre os tipos de materiais que pode estudar, dependendo da sua necessidade e sua adaptação. O tipo de material mais comum usado para se estudar para concursos são as apostilas, essas que podem ser digitais ou então impressas, o qual depende de como você se sente melhor estudando.

Mas, atualmente, existe uma nova forma de material que está surgindo e ganhando popularidade pelos seus benefícios: os audiobooks. Nele, todo o material é em formato de áudio digital para que você possa escutar todo o conteúdo como se um professor estivesse te dando uma aula.

Vantagens do Audiobook

O audiobook tem uma primeira vantagem muito grande, que é sua portabilidade, porque na prática, um audiobook não tem tamanho; ele é apenas um arquivo que você pode salvar em seu celular sem carregar mais nada.

Em segundo lugar, temos a facilidade e flexibilidade: você pode estudar em qualquer lugar, enquanto está se deslocando no transporte público, no carro, na academia.

Por último, temos uma questão muito importante: o estímulo auditivo ajuda, e muito, a memorizar o conteúdo. Ele por si só pode ser uma maneira muito melhor de se lembrar do material, mas se for usado juntamente com apostila impressa, esse potencial se torna ainda maior.