Como lidar com o excesso de sono durante os estudos?

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Sentir sono é normal. Tal sensação revela que estamos cansados e precisamos poupar nossas energias dormindo. Entretanto, esse sinal de alerta não pode prejudicar seus estudos. Pelo contrário: o ideal é que o sono aconteça nos horários adequados, ou seja, depois de ter estudado e aprendido o necessário para alcançar os seus objetivos.

Neste post, listamos algumas dicas para lidar com o excesso de sono e absorver o máximo possível do conteúdo que você estuda. Confira!

Evite estudar na cama e no sofá

O ambiente de estudo é um elemento fundamental dentro do processo de aprendizado. Isso significa que cama é lugar de dormir, e não de estudar — assim como o sofá é lugar de lazer. Além disso, quando você está cansado e deita na cama, o natural é que você durma, mesmo com os livros e cadernos nas mãos.

Por isso, evite cometer esse erro. Procure criar um lugar em que você só estude. Se não houver esse espaço em casa, vá ao colégio, a uma biblioteca ou a qualquer outro lugar que possa ser útil nesse sentido.

Faça pausas

Outra coisa que funciona bem para lidar com o excesso sono é evitar ficar muito tempo lendo, pois esse é um tipo de atividade que cansa. Por isso, procure sempre fazer algumas pausas. Por exemplo, se você estuda por uma hora, você pode parar por cerca de 10 minutos para descansar.

Tome café

A cafeína é um estimulante capaz de atuar no seu cérebro de maneira a inibir seu sono. Como ela está presente no café, ela pode te ajudar a estudar mais e por mais tempo. Use esse recurso sempre que puder, mas tome cuidado: como todo estimulante, essa substância vicia e, assim, pode causar problemas graves no futuro.

Masque chiclete

Quando você masca chiclete, estimula um nervo ligado a áreas do cérebro relacionadas ao sono. Isso acontece porque o cérebro entende que, ao mastigar algo, você está se alimentando, e isso é importante evolutivamente. Por esse motivo, o corpo se mantém em estado de alerta, evitando adormecer durante o processo.

Faça uma atividade física

Não é preciso ir à academia e levantar peso, necessariamente. Atividade física aqui diz respeito a se movimentar um pouco. Pode ser por meio de um alongamento, uma corridinha pelo quintal da casa, algumas abdominais ou flexões.

Qualquer atividade física leve, que dure por volta de cinco minutos, já é suficiente para fazer com que a circulação sanguínea seja estimulada e que você se sinta mais disposto.

Jogue uma água no rosto

Se nada disso funcionar, você sempre pode recorrer à famosa água no rosto. Isso não é história que o povo conta, pelo contrário. Ao molhar o seu rosto, você desperta e distrai o seu cérebro, fazendo com que ele se mantenha disposto. Em situações como o excesso de sono, isso pode ser o suficiente para resolver o problema.

Gostou do nosso artigo? Você tem alguma dica para evitar o excesso de sono que queira compartilhar conosco? Deixar o seu comentário!