Concurso Público SP: consiga um emprego em 2016!

323
0
COMPARTILHAR

Um ano se passa e outro começa, 2015 foi marcado por uma crise econômica e política no país, fazendo com que milhares de pessoas acabassem demitidas de seus empregos e começassem a procurar novas oportunidades.

O emprego público se tornou uma meta para muitas delas, um sonho, muito devido aos salários mais altos que a média e a estabilidade, fora outros benefícios inclusos. Ao longo de 2015, milhares de pessoas começaram a se preparar para prestar uma prova de concurso público que mudaria suas vidas.

A confiança de muitas acabou abalada devido ao cancelamento de vagas por conta do ajuste fiscal, que está tentando impedir que o governo federal brasileiro simplesmente entre em falência, o que seria muito pior.

Mas ainda assim, muitas vagas foram autorizadas devido sua urgência e necessidade, então 2016 espera você com diversas chances de conseguir um novo emprego.

Muitas Vagas em São Paulo

São Paulo, como a maior cidade do país e uma das maiores do mundo, tem uma grande oferta de vagas em órgãos públicos. Como a capital financeira do país, muitos órgãos federais também tem sede em São Paulo e oferecem vagas por aqui; fora isso uma cidade tão grande precisa de gente para continuar funcionando.

Essa é uma cidade que não para nunca! Você consegue achar lugares abertos 24 horas por dia todos os dias. A população tem crescido cada vez mais e ainda atrai muitos imigrantes tanto de dentro quanto de fora do país.

Nela, você encontra de tudo: gastronomia, cultura, diversão, dinheiro… Tudo o que imaginar está em São Paulo. E isso torna a necessidade de mão de obra ainda maior em órgãos públicos, portanto, para conseguir fazer tudo isso funcionar não é nada fácil.

Essa ampla oferta de vagas em concursos aumenta ainda mais quando pegamos toda a região metropolitana e suas muitas cidades. Então o resultado da soma entre órgãos federais mais órgãos estaduais mais órgãos municipais, nas diversas cidades da região, significa oferta de muitas vagas.

Ampla Concorrência

Como falamos, São Paulo tem uma população enorme, e que fica cada dia que passa maior ainda. Isso com certeza influencia na concorrência para cargos, elevando, e muito, o número de candidatos por vaga.

Posso dar como exemplo dois concursos, um deles para assessor de imprensa da câmara municipal de Jundiaí, cidade já do interior de São Paulo, mas com uma linha de trem metropolitana que liga as duas cidades. O salário era de 7 mil reais e apenas uma vaga era oferecida. Resultado: quase 300 pessoas se inscreveram para concorrer a uma única vaga.

Outro exemplo foi um concurso para engenheiro civil da Petrobrás. Foram cerca de 100 vagas ofertadas com 10 mil pessoas concorrendo a elas, ou seja, cerca de 100 pessoas brigando por cada uma dessas vagas. Nada fácil, não?

Concurso Público SP

Superando a concorrência

Apesar da concorrência é sim possível superá-la, mesmo porque alguém tem que passar no concurso, logo, você pode ocupá-la. Eu mesmo conheço uma pessoa que trabalha na Petrobras depois de ter concorrido no concurso que acabei de contar para vocês.

O segredo para superar a concorrência pode parecer meio óbvio, mas é a pura realidade. O segredo é a preparação. Dedique-se e tenha foco no seu objetivo, estude todas as matérias que vão cair na prova com afinco, crie um cronograma equilibrado e siga à risca, ao mesmo tempo não deixe de se divertir para não ficar com um nível de estresse elevado.

Se precisar, consulte um psicólogo ou faça um trabalho de coaching, pois isso te ajuda a ficar mais seguro e menos ansioso. Seguindo isso sua aprovação estará muito mais próxima!