É possível estudar para concursos por conta própria?

343
0
COMPARTILHAR

Pouco tempo livre, muito trabalho durante o expediente e fora dele, falta de dinheiro para investir em um cursinho presencial. Essas são algumas das dificuldades pelas quais passam muitos concurseiros. Porém, esses obstáculos podem não ser grandes empecilhos para quem decide estudar para concursos por conta própria.

Isso porque, hoje em dia, mesmo com pouco dinheiro, é possível aproveitar as possibilidades propiciadas pela tecnologia e assumir algumas práticas para desbravar uma rotina de estudos individualizados, aproveitando os intervalos entre compromissos ao longo do dia.

Quer saber como? Então acompanhe este texto e descubra algumas técnicas que vão mostrar para você que é viável estudar para concursos por conta própria!

1. Faça um plano de estudos compatível com o edital

Fazer um planejamento que considere os conteúdos pedidos no edital do concurso é importantíssimo para ser bem-sucedido nos estudos. Essa organização pode ser feita antes e após o lançamento do edital e dependerá, logicamente, da dificuldade do cargo e do nível de cobrança da banca examinadora.

De forma geral, enquanto o edital não tiver sido publicado, prefira estudar variadas matérias que tradicionalmente sejam cobradas no certame da instituição que realizará o concurso. Separe ao menos três matérias e intercale as leituras com exercícios.

Já quando o edital sair e você já tiver um bom conhecimento sobre o cronograma da prova, faça exercícios de todas as disciplinas que vão ser cobradas. Essa é uma boa estratégia para montar um plano de estudo campeão.

2. Estude provas anteriores

Quem estuda para concursos por conta própria não pode deixar de se dedicar às provas aplicadas em certames anteriores. Essa é uma maneira de verificar como são dispostas as questões para você não cair em pegadinhas da banca examinadora.

Se, durante a realização de uma prova já aplicada, surgir uma dúvida, não tenha vergonha de procurar por ajuda. Existem diversos grupos na internet que discutem sobre técnicas de estudos e são cheios de comentários que falam sobre o estilo utilizado pelas bancas para cobrar o conteúdo.

3. Fuja das distrações para estudar para concursos por conta própria

Para um estudo eficaz, é extremamente importante não perder tempo com distrações. Enquanto estiver estudando, evite acesso à televisão, ao celular e às redes sociais. Essas dispersões tiram a sua concentração e fazem com que os seus momentos de estudos se tornem menos proveitosos.

Para fugir disso, demarque as horas de estudo e as de lazer. Enquanto estiver na frente dos livros, cumpra todo o horário estipulado para se dedicar a eles. Depois, reserve um tempo para se distrair. Quem mantém o empenho de estudar rigorosamente, sem perder o foco, chega mais perto de ser aprovado em um concurso público.

4. Conte com o apoio de um bom material

Já pensou em voltar para casa ouvindo um trecho daquela matéria do concurso ou lendo um bom livro no seu celular? Há empresas certificadas no mercado que oferecem materiais de estudos disponibilizados, por exemplo, por meio de arquivos mp3 e livros em formato digital para os concurseiros de todo o Brasil.

Essas atividades funcionam como alternativas extras de aprendizagem e são capazes de dobrar o seu tempo de estudos, já que você pode utilizá-las em qualquer momento do dia. Ou seja, dá até para transformar os intervalos entre compromissos em bons momentos para revisar os conteúdos. Aproveite as possibilidades propiciadas pelas tecnologias para otimizar os seus conhecimentos!

Neste post, você viu algumas dicas para estudar para concursos por conta própria. Lembre-se de trabalhar sempre a sua concentração e optar por lugares bons para estudar, que sejam agradáveis e silenciosos.

Aprovou as dicas deste texto? Então que tal agora conhecer a jornada de um concurseiro rumo ao sucesso?