Erros capitais que todo concurseiro comete

389
0
COMPARTILHAR

Passar em um concurso público é sonho de muitos vocês, se não de todos, que estão me lendo agora, mas também sabemos que exatamente por conta dessa alta concorrência, passar não é nada fácil. Em alguns concursos, chegam a ser centenas e até milhares de candidatos lutando por apenas uma única vaga.

Sabemos os motivos que levam a tudo isso: salários acima do mercado, estabilidade, benefícios, opções variadas de escolaridade e até mesmo a possibilidade de se trabalhar em qualquer região do país. Tudo isso atrai muita gente que quer ter uma vida mais tranquila e muito menos estressante.

A grande questão é que passar em um concurso público exige muita, mas muita, dedicação, motivação e disciplina de um candidato. Dessa fora é que erros se tornam problemas enormes e que precisam ser evitados ao máximo, principalmente aqueles equívocos bobos.

Deixar de cometer erros que a maioria, se não todos, os concurseiros comete pode ser o diferencial que um determinado candidato precisa para alcançar a tão sonhada aprovação. Aqui eu deixo 6 erros comuns que são cometidos por concurseiros, mas que você pode evitar!

Erro #1: Não ler o edital

O edital do concurso é o item mais importante para sua preparação. Não é incomum ver um candidato chegar na prova e se deparar com alguma questão surpresa… Surpresa para ele, é claro, pois o conteúdo constava no edital, mas como o candidato não leu, não sabia que ele estaria lá.

Fique muito atento a tudo que o edital diz, e prepare seus estudos totalmente se baseando neste documento que vai sempre ser seu guia nesta empreitada.

Erro #2: Alimentação errada

Muitos candidatos se alimentam mal. Isto pode ser um dos piores inimigos na preparação! A alimentação faz muita diferença em seu organismo, evitando problemas de concentração e aprendizado. Portanto se alimentar bem contribui muito para um melhor aprendizado.

Erro #3: Dormir pouco

O sono é outro item importantíssimo para a saúde física e mental. O ideal é dormir pelo menos 8 horas por dia para que o cérebro descanse e possa voltar a se concentrar melhor na hora de retomar os estudos. O local de estudo também é importante! Ele deve ser claro, arejado e silencioso.

Concurseiros Erros

Erro #4: Deixar tudo para última hora

Não adianta querer estudar tudo as vésperas do concurso; isso não vai funcionar. Você precisa planejar os estudos para que consiga se dedicar igualmente a cada uma das disciplinas exigidas e aumentar suas chances de aprovação.

Erro #5: Não revisar

A revisão é um momento importante nos estudos, já que é o processo de reforço de tudo que estudou retomando conhecimentos e fixando melhor todas as informações em sua memória.

Erro #6: Escolher um material inadequado

Os materiais de estudos devem ser meticulosamente escolhidos. Eles não podem estar nem desatualizados nem incompletos. Escolher as melhores opções do mercado, mesmo que signifique um investimento maior, aumenta consideravelmente suas chances de aprovação.

Acredito que agora você está pronto para parar de cometer erros bobos na sua preparação para um concurso público e, finalmente, ter o diferencial que precisa para ultrapassar seus concorrentes e chegar a aprovação tão sonhada!