Não tenho tempo para estudar. E agora?

496
0
COMPARTILHAR

Uma das desculpas mais recorrentes quando se fala em estudar para algum concurso é a falta de tempo. De fato, a vida das pessoas, principalmente as que vivem em grandes cidades, é muito corrida e muitas coisas acabam passando batido. Porém, essa falta de tempo vem da falta de organização das pessoas.

Para quem está prestes a fazer um concurso, esse elemento se destaca. Essa é uma queixa recorrente nesse meio. Mas essa é uma questão de importância e que deve ser analisada muito bem. Pois isso não é algo que deve ser considerado comum. Mas sim, um mau gerenciamento do tempo dos candidatos.

O tempo mal gerenciado é um descuido de muitos, não só candidatos de concursos. Planejar o tempo faz bem. Muitas vezes, temos que comparar o tempo com o dinheiro que recebemos se trabalhamos.

Para adquirir tudo que precisamos e queremos, é necessário ser cuidadoso, organizado. A grande diferença é que tempo não pode ser emprestado ou ganho. Só se tem 24 horas e com elas que devemos sempre trabalhar.

Gerenciamento

Gerenciar é diferente de planejar. No caso, é sinônimo de organizar e direcionar. Assim, quando o candidato não define o que, quando e por quanto tempo realizará as atividades de estudo, há um erro que pode representar consequências no futuro.

Não ter hora fixa para nenhuma atividade do seu dia acaba prejudicando os estudos. Determinar, reservar um momento para poder se dedicar aos assuntos que cairão na prova é essencial. Ter uma vida organizada é muito importante.

Planejamento

O estudo pra qualquer prova sempre deve ser levado como um projeto de longo prazo. Não pode ser de um dia para o outro. E como todo projeto longo deve ser muito bem planejado. Não só esses requerem planejamento, claro, mas é muito importante saber o que fazer em cada momento.

Isso possibilita a diminuição das chances de algo dar errado no processo todo. A questão tempo, nesse caso, se torna muito importante. Os estudos devem ser muito bem planejados de acordo com a sua rotina. Assim, tudo fica bem visível e palpável.

Não tenho tempo para estudar. E agora

Aquisição de tempo

Para se conseguir mais tempo, o gerenciamento e planejamento da sua rotina são essenciais, como já foi citado. Porém, algumas dicas podem ajudar, e muito, nessa tarefa: estudar para um concurso.

Otimizar o tempo é uma das maneiras de conseguir mais tempo para os estudos. Ler um livro no caminho do trabalho, ouvir um conteúdo da internet enquanto faz exercícios físicos, academia. É importante aproveitar ao máximo o tempo que se tem.

Uma das melhores formas é ouvindo audiobooks, porque podem ser carregados no celular e ouvidos em qualquer lugar.

Não deixar as coisas acumularem também é importante. Para isso, ter total consciência do que consegue fazer e em quanto tempo. Saber o que você consegue aderir e o que não é essencial.

Diga mais sim para seus objetivos e não para quem está de fora e não tem o mesmo foco que você.