Saiba TUDO sobre concursos públicos dos tribunais

183
0
COMPARTILHAR

Ser aprovado em um concurso público para tribunais é o sonho de muitos candidatos em nosso país. Para conseguir esse objetivo, é necessário estar bem preparado, já que a concorrência é acirrada nesse tipo de concurso.

Entretanto, conseguir um cargo público em um concurso de tribunal não é uma “missão impossível” e o primeiro passo rumo à sua vitória é ficar bem informado. Quer saber tudo sobre concursos públicos dos tribunais? Então continue a leitura!

Onde estão as oportunidades de cargo público nos tribunais?

São diversas as oportunidade de carreiras públicas nos tribunais. Entre os concursos que você pode concorrer, estão os dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), os Tribunais de Justiça dos Estados (TJs), os Tribunais Regionais Federais (TRFs), os Tribunais de Contas dos Estados e Municípios (TCEs e TCMs), o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Qual é a remuneração para os cargos nos tribunais?

As remunerações para os cargos públicos nos tribunais variam muito de acordo com os tribunais e com as funções. Porém, as remunerações iniciais podem chegar a R$ 9 mil para ensino médio e R$ 15 mil para nível superior.

Quais são as oportunidades para o ensino médio?

Para os cargos de nível médio, é possível concorrer às vagas para área administrativa (sem especialidade) e também para os cargos de formação técnica nas mais diversas áreas, como informática, enfermagem e muitas outras.

Quais são as oportunidades para o ensino superior?

Existem oportunidades diversas para quem é formado em nível superior, tanto na parte administrativa, nos cargos de Analista Judiciário, que exigem nível superior em qualquer área, ou para os cargos específicos nas áreas de Saúde, Engenharia, Comunicação Social, Psicologia, Contabilidade, Estatística, Arquivo e outras.

Lembrando também que aqueles que são formados em Direito possuem oportunidades de seguir carreiras específicas dentro dos tribunais.

Quais são as matérias mais cobradas em concursos públicos dos tribunais?

Além das matérias básicas, como Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico, são cobradas noções de diversas disciplinas ligadas ao Direito. Essas matérias são cobradas inclusive para os cargos de nível médio.

As disciplinas mais recorrentes são as de Direito Administrativo e Constitucional, mas podem aparecer também nos concursos Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Direito Tributário, Direito Ambiental, Direito Previdenciário, entre outras.

É comum aparecerem matérias ligadas ao dia a dia dos respectivos tribunais, como regimento interno e legislações específicas.

Qual é o segredo para ser aprovado nos concursos dos tribunais?

O principal segredo dos aprovados em concursos públicos dos tribunais é começar a preparação com antecedência, antes mesmo da publicação dos editais.

Dessa maneira, é possível se aprofundar no estudo de Direito, matéria que muitos candidatos desconhecem até participar da seleção para um concurso público para os tribunais — além de ter uma vantagem em relação aos outros, que só iniciarão os estudos após a publicação do edital.

Você deseja ser aprovado em um concurso público dos tribunais? Então saiba mais sobre Direito do Trabalho para concursos e tenha sucesso na sua prova!