Seguir carreira pública: vale a pena se dedicar a esse sonho?

601
0
COMPARTILHAR

Seguir uma carreira pública é o sonho de muitos brasileiros. É certo que já passou na cabeça de muita gente prestar um concurso público, mas para que esse sonho se torne realidade, é preciso avaliar algumas coisas. Não basta se inscrever e fazer a prova no dia sem se preparar da maneira correta: é necessário obter o máximo de informações possíveis, tanto sobre o processo seletivo quanto sobre o cargo em si.

Para começo de conversa, é essencial entender a profissão e saber as especificidades do cargo. Afinal, não adianta ter um salário fixo todo mês, se você acorda na segunda-feira desmotivado por não gostar das atividades que terá que exercer por várias horas na semana.

Com essas informações, é hora de saber quais são os benefícios de se dedicar ao sonho e construir uma carreira pública! Veja a lista que preparamos para você sobre os atrativos de ser concursado!

Estabilidade financeira

Eis a melhor vantagem de uma carreira pública! Diferentemente de setores privados, o cargo público proporciona estabilidade financeira. Você não poderá ser demitido se o motivo não for grave ou se a empresa decidir que não precisa mais dos seus serviços.

De acordo com o artigo 41 da Constituição Federal, o concursado passa por um período chamado estágio probatório, com duração de três anos. Nesse tempo, o funcionário é observado mais de perto. Se as atividades são realizadas como acordado, depois desse período, é garantida ao empregado a estabilidade — demissões só acontecem por falhas graves.

Remuneração

A remuneração na carreira pública é tentadora e os salários são maiores do que os oferecidos por empresas privadas. Cargos que exigem nível médio geralmente oferecem salários que estão na média dos R$ 2.000. Para quem tem nível superior, o valor pode ser R$ 12.000 ou mais.

Existe ainda a possibilidade de promoções e de aumento salarial. É comum, quando o funcionário tem 5 ou 10 anos de carreira, que ele obtenha gratificações e aumentos consideráveis no pagamento.

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho é menor se comparada ao setor privado. Os cargos costumam exigir 6 horas diárias, sem ter que levar serviço para casa. A pessoa pode ter mais tempo para se dedicar a outras atividades, como cuidar de si e da família. Mais uma notícia boa: sempre há folgas nos feriados, com a possibilidade de emendar os dias.

Benefícios

Os benefícios cedidos aos concursados fazem com que os rendimentos recebidos sejam maiores do que o previsto, podendo ser mais altos que o próprio salário.

Alguns deles são os adicionais de férias, de horas extra, de trabalho noturno, por prestação de serviços extraordinários, por tempo de serviço, por exercício de atividades insalubres, penosas ou perigosas, gratificação natalina, retribuição por exercício de função de chefia, direção ou assessoramento, auxílio alimentação e transporte.

A carreira pública oferece propostas tentadoras! Abrem várias vagas para cargos públicos anualmente na esfera municipal, estadual e federal por todo o país. Você vai ficar de fora dessa? Organize-se para estudar e boa sorte!

Gostou do post? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!